Lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)

Lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)

Uma ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) é uma lesão no joelho que afeta comumente jogadores de futebol, jogadores de basquete, esquiadores, ginastas e outros atletas. Cerca de 70% das lesões do LCA são o resultado de lesões sem contato; 30% são o resultado de contato direto (de jogador com jogador). As mulheres são 4-6 vezes mais propensas que os homens a desenvolver esta lesão. Normalmente, você será examinado por um fisioterapeuta ou um ortopedista imediatamente após a lesão. A maioria das pessoas que desenvolvem uma lesão do LCA serão submetidos à cirurgia…Read more …
Lesão degenerativa do disco intervertebral

Lesão degenerativa do disco intervertebral

Estima-se que mais de 75% da população terá algum tipo de dor nas costas ou no pescoço ao longo da vida. A boa notícia é que a maioria das pessoas irão se recuperar sem a necessidade de cirurgia. A doença degenerativa do disco é apenas UMA das várias causas de dor nas costas e pescoço. Sendo esta, o resultado do processo natural do envelhecimento, em sua grande maioria. De uma maneira simplista a doença degenerativa do disco é um tipo de artrose da coluna.   O que é a doença degenerativa do disco?…Read more …
Desequilíbrio entre as porções superior e inferior do músculo trapézio pode causar impacto subacromial.

Desequilíbrio entre as porções superior e inferior do músculo trapézio pode causar impacto subacromial.

Um artigo na revista Physical Therapy in Sport, (link) discutiu o desequilíbrio de atividade muscular entre o trapézio superior e inferior, associando com o impacto subacromial do ombro. Os autores estudaram a atividade eletromiografica do trapézio superior e inferior em pessoas com e sem a síndrome do impacto do ombro. Os resultados mostraram que os indivíduos com impacto subacromial tiveram uma grande diferença na razão de ativação entre as porções do trapézio, comparado com o grupo controle. Nesse trabalho teve uma diferença no número de indivíduos nos grupos (16 com impacto e 32…Read more …
Desequilíbrios musculares nas pessoas com artrose de joelho

Desequilíbrios musculares nas pessoas com artrose de joelho

Uma recente revisão publicada na revista Sports Health (link) estudou os desequilíbrios musculares em indivíduos com artrose de joelho, um ótimo trabalho em vista das evidências atuais. Este trabalho da fisioterapeuta Lynn Snider-Mackler discute também vários fatores associados aos desequilíbrios musculares nesta doença. Eu gostaria de discutir estes trabalhos e combina-los com algumas recomendações do "consenso MOVE" (link) publicados há alguns anos na revista Rheumatology. Há uma série de desequilíbrios relacionados à artrose de joelho; o conhecimento adequado destas alterações nos ajuda a desenvolver apropriadamente uma reabilitação e um programa de exercícios para…Read more …